quarta-feira, 13 de setembro de 2006

A principal diferença entre inteligência e estupidez é que a primeira tem limites

Nunca fui muito (nem pouco) de acreditar em orações de mãos dadas, ou de mãos nos bolsos; farto-me de rir quando qualquer canal anuncia que vai passar um documentário sobre a procura de vida extraterrestre e depois me aparecem uns gajos todos muito compenetrados a "mandar mensagens tepáticas aos ovnis".
Nunca acreditei nessas cartas cheias de promessas/ameaças que "se não continuares a corrente ficas com a unha do medo mindinho do pé direito encravada"; "o genereal Lee rasgou a carta quebrando a corrente e apanhou um terçolho no olho do traseiro", etc.
Agora a coisa fia mais fino: passou-se das ameaças para o toque directo ao músculo cardíaco da malta mais propensa à solidariedade, quando não à desinformação a todo o custo. E vai daí toca de nos cairem na caixa de correio mensagens com a intenção mais sórdida possível.
Estou "careca" de receber fotos da miúda queimada que vai receber 6 cêntimos por cada reenvio, que o bill gates vai pagar à família para tratamento; fotos do gaiato a quem a liga americana contra o cancro vai pagar a operação se a malta conseguir o número de três milhões de reenvios do e-mail.
Mas será que o pessoal que usa a net e o correio electrónico é todo tosco? Como raio que os parta é possível a liga-do-não-sei-quantos saber quantos pacóvios foram na conversa dum gozão qualquer? E o bill gates tem maneira de saber quantos e-mails os tansos mandam? Está-se nas tintas para que mandem ou não e-mails ou e-merdas, o que lhe interessa é vender!
Olhem só para isto: no mês passado, pela terceira vez recebi a mesma foto da mesma miúda horrivelmente queimada. Quem dava o dinheiro era, da primeira vez em meados do ano passado, a Microsoft. Da segunda e mais ou menos pela mesma altura era, pasmem!, o Google; da última era uma fundação argentina da qual já nem me lembro o nome. Feliz criança, tanta gente a querer ajudá-la que até lhe mudaram o nome: se da primeira vez era Mary Qualquer Coisa da última já a tinham rebatizado para Lupe Valdez... uma questão de tradução, pois claro.
Agora apreceu-me um mail duma criança queimada em todo o corpo, com a pungente mensagem de que os pais não têm dinheiro para ligaduras e tratamentos, só o terão se o mail fôr mandado por aí a torto e a direito. Em vez de e-merdas abram uma conta num banco e aí sim, mandem o número pela net: é mais rápido e dá muito mais.
Um apelo: se querem gozar com a estupidez, gozem. Mas por favor: escusam de lá colocar fotos de infelizes que nem sabem que estão a servir para "punhetas mentais" de gente sem pinga de vergonha!

7 comentários:

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo contigo. O povo tem atracção por tudo o que é doloroso e trite, e se tiver sangue na desgraça então melhor ainda. Aposto que 95% das pessoas que recebe e reenvia os e-mails não demoram um nanosegundo a pensar o que realmente aconteceu a coitada da queimada, que esta mesmo queimada, e vai ficar e continuar queimada, mas com a foto nos 4 cantos do mundo electrónico. Um abraço

Anónimo disse...

Mea culpa! Também fui um deles que te mandava coisas assim, agora dessa da menina queimada, não me lembro. Já deixei há algum tempo de mandar essas coisas pelo mundo fora.

Anónimo disse...

Realmente é vergonhoso. É que ainda em cima aproveitam a desgraça alheia para chamar retardados ao pessoal. E esqueceste-te tu da menina que só tinha 7 meses de vida e o mail já circula pela net há pelo menos uns 8 anos. É de ficar irritado. Confesso que raramente o faço, mas quando são coisas da Igreja (e lembrem-se que eu sou um Abade) uma vez por outra até mando, mas só se considerar a mensagem bela e positiva.
Mais uma vez estás em cima do acontecimento com essa escrita que tanto prazer me dá ler (pôrra, soa muito redundante).
Um abraço e benção Abacial.

Anónimo disse...

Levantei-me para aplaudir.

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente!

Anónimo disse...

Fónix... Tou a ver que anda para aí uma malandragem, que se faz favor! Eu cá não tenho recebido mails desses (hotmail). Tenta mudar, para um mais protegido desse tipo de ataques!

Anónimo disse...

No que toca ao que dizes, sobre a criança e as tretas dos reenvios estou de acordo contigo a 100%.
No entanto, no que toca aos "Imilios" não tenhas dúvidas que alguém sabe numa base de dados algures quantos milhões de mails foram enviados...Big Brother is watching you!