segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Re-forma nu enxino, xá!


Evolução do ensino da matemática em Portugal. Como está bom de ver, é evidente a "parceria" Matemática/Língua Portuguesa no material que recebi por "e-mail". A absoluta necessidade de obtenção de bons valores em ambas as disciplinas tem sido perseguida pelos ministérios da educação ao longo dos anos (evidência extraída dos textos seguintes), bem como os alunos têm vindo a corresponder ao solicitado; se não totalmente na Matemática pelo menos em Língua Portuguesa.
.
Ensino fascista - anos 60
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda.
Qual foi o seu lucro?
.
Ensino democrático - anos 70
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00 (cem escudos). As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 (quatro quintos) do preço de venda ou seja, 80$00 (oitenta escudos) e sobraram 20$00 (vinte escudos).
Qual foi o seu lucro?
.
Ensino moderno - anos 80
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é 100 e cada elemento de M vale 1$00.
Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto.
O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjuntro M. Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal 20 do conjunto L do lucro.
.
Ensino renovado - anos 90
Um agricultor vendeu um quilo de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 95$00 e o lucro é de 5$00.
Trabalho a realizar em grupo: sublinha a palavra "batatas" e discute-a.
.
Ensino actualizado - ano 2000
1 kampunes ressebeo um çubssidio de 50000 euros para purduzir bués de çacos de batatas, o cual vendeo pur 50 euros kadaum e gastou nenhuns euros dele. Ana-lisa o testo do izercicio, com verte 1 euro em escudos i em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser.
.
Ensino da próxima década - (via web)
Um industrial agricola go to buy 10 trucks de tuberculo de batata no site www.mail.vegeta.come . A cotacao do vegetal em bolsa sofre um "Bull" e o industrial obtem um profit de 100 k eurodollars.
Define atraves de texto formatado em HTML o plano estrategico de enriquecimento para a producao off-shore desses vegetais sem recurso a subsidios on-line.
.
Ensenansa de la proxima generacion
Un agricultor del Alentejo pretende vender a su producion de patata do ano y dirige-se a sub-estacion agricola de Elvas-Sur-Badajoz levando cinquenta sacos de patatas. Ao llegar pergunatm de que provincia son as patatas, ao que el agricoltor diz que son do Alentejo. El funcionario pede o certificado de origem y o agricoltor diz que non tem. Entonces o funcionario diz que non pode aceptar aquellas patatas porque so com o certificado de origem passado pelo Ministerio de Agricoltura com sede em Madrid é que as patatas podem ser vendidas.
Quantas notas de cien euros deve el agricultor dar ao funcionario para vender las patatas?
.
Enxino atoal a dixtanxia (via telelé)
1 kampunex prdxiu alto batatax i vendeoax o prexo k kix.
Va yoh mcdonaldx kom o piple da tua turma.
Fonix ax batatax+u kota do kampunex.

3 comentários:

Anónimo disse...

Completamente fabuloso e tristemente verdadeiro. Vivemos num País em que se vislumbram os futuros analfabetos com Licenciaturas. O Protocolo de Bolonha já acabou com os Bacharelatos (agora chamam-lhe licenciaturas). talvez aconteça o Protocolo de Lisboa com Licenciaturas de fim-de-semana.
Haja vergonha.
Benção Abacial.

Anónimo disse...

Espectacular! Fartei-me de rir, mas tem muita verdade! Isso lembra-me das contas na ex-RDA: Dois tanques mais dois tanques dá quatro tanques, pura das verdades, era mesmo assim!

Anónimo disse...

Genial! Simplesmente genial!
Fartei-me de rir!

Abraço e bom fim-de-semana!