terça-feira, 8 de agosto de 2006

Vai um mergulhinho?

Vai para uns trinta anos que não passava pela água da piscina de Beja. Zanguei-me com ela num verão em que saí de lá com os olhos mais vermelhos que um pimentão, tal a quantidade de desinfectante que para ali era mandada "a balde". E foi ali que tive as minhas aulas de natação aos dez anos de idade, foi ali que fui (mau) nadador do Desportivo de Beja pelos meus catorze anos, era ali que passava as manhãs e as tardes de verão com o grupo de amigos adolescentes depois de fazer a digestão a jogar "ó mónópólio" no antigo Centro de Juventude (e o sr. António a mandar vir com a algazarra que a gente fazia quando um sortudo conseguia ficar com a Rua Augusta e o Rossio logo de seguida, era cada "arrochada" quando lá punha os hóteis...). Era também na piscina que púnhamos uma moeda de 10 tostões (meio cêntimo, pra os menos cotas) na jukebox do bar do Nolasco para ouvir o "je t'aime moi non plus" que era mais do que proibido na altura, princípio dos anos setenta (fica aqui o desafio a essa malta que se julga práfrentex: utilizem o kazaa, o e-mule ou o raio que parta quem quiserem mas experimentem ouvir o "je t'aime", independentemente de suspiros e sussurros e depois digam-me o que pensam sobre uma música bem feita do princípio ao fim, letra e voz aparte).
Pois como ía dizendo, fiquei surpreendido, e pela positiva: começando pela entrada, não paguei. Os dadores de Sangue (com letra grande, pois então) não pagam; e acho mais que justo. Não que mereçamos ou almejemos recompensa, mas pode ser visto como o reconhecimento pelo acto que todos deveriam assumir - boniiiito. Domingo de manhã... ahhhhhh. Domingo, só é pena que já amanhã seja segunda. Também é pena que tenham tirado a metade do banco dos balneários que fechava a porta do cubículo onde a gente muda de roupa. Plenamente de acordo que a porta fosse ao ar; acabaram-se as ganzas e tal e tal ali ao desbarato, mas sempre a gente se sentava pra vestir os calções, é que isto de ter trinta+iva ....
Ponham lá, por favor, o relógio da torrinha a funcionar de novo. Ou será preciso o puto de alguém de peso ir pra dentro de água pensando que já fez a digestão, com as fatais consequências, pra que "afinal quem é o responsável??!!"
Prontos (está na moda o prontuchhhh, que é feito do velhinho "pronto!"?), já viram que gostava e gosto da piscina de Beja. Tirando a vespa que pisei (gozem, gozem...), estou pronto (eh eh) a voltar lá.
Mas, por favor e a bem duma terra que tem a praia mais próxima a uns trinta quilómetros (Messejana...) acabem de vez com coisas como esta.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom, não gosto e nunca gostei de piscinas (públicas ou privadas). Prefiro o mar mesmo poluído.
Gostei da alusão ao Sr. António de quem há tanto não recordava.
O "Je T'aime..." do francês Serge Gainsbourg foi realmente um marco incontornável para tantos de nós.
Realmente o Domingo já cheira a 2ª feira (como tu costumas dizer).
Quero terminar com 3 reparos:
- O que aconteceu à pobre da vespa sem qualquer culpa? (risos)
- Acho que este ano a Praia de Messejana não recebeu bandeira azul!
-Pensava que já tinhas desaparecido do mapa ou que andavas em aventuras musicais. (será?).
Do teu sempre amigo, Abade Anacleto.

Anónimo disse...

Ah! Esquecia-me! No dia dos teu aniversário (fizeste quê? 29? 30?)enviei-te uma mensagem de parabéns. Como não deves ter recebido (risos, só acreditava nesta se não te conhecesse há tantos e bons anos), reitero aqui os meus desejos de felicidades até perfazeres os tão almejados 432 anos que te desejo.(eu contento-me com 345).

Anónimo disse...

30 anos? Minha nossa, tanto tempo de interregno nos 43 anos da existência dessa piscina. Durante o meu tempo da base nunca calhou ir à piscina, mas gostaria de ter conhecido esse lugar nessa altura. O relógio, pois esse, lembro-me dele sempre avariado, nunca entendi porque não o arranjam! Dador de sangue também sou, mas não regular, por isso não tenho direito de entrada grátis!

Anónimo disse...

best regards, nice info
http://www.camera-digital-0.info/media-players-for-mp3-players.html besten mp3 player breast enlargement http://www.zoloftweightgain.info/flash_mx_mp3_players.html face lift miami dade bowling shoes gas appliance manufacturers association Router 12000 gsr line card packet memory 256mb mp3 players for low price cash advance loans A business dc fees in incorporate to

Anónimo disse...

Get yours FREE Today!