quinta-feira, 5 de julho de 2007

Contra as PIDEs, tenham lá o nome que tiverem

Como já muita gente deve ter reparado, o autismo (político/governante) campeia por aí à rédea solta, "até que um dia..." Só que esse dia tarda em chegar. Se é que chegará;
porque vivemos num país de brandos costumes (excepto quando o clube perde e vai daí a mulher tem de levar porrada do fanático);
um país onde a informação funciona claramente (desde que o conceito de "claramente" seja passar "ad nauseum" os casos da menina de nove anos violada dez vezes);
um país onde não há problema de dizer mal (a verdade) do governo (desde que no café ou numa esquina).
Um país que já foi do "faz de conta" mas que passou a ser o de "faz a conta" ao que dizes, onde o dizes e a quem o dizes.
Com todo o respeito e admiração por aqueles que lutaram contra o fascismo, alguns dos quais sofreram no corpo a teimosia de não querer trilhar os caminhos feitos, tenho de admitir que o tipo de Santa Comba Dão não precisava de gastar os recursos que gastou a reprimir um povo que ao primeiro estalar de dedos de um governante abandona de imediato as suas motivações e corre de língua de fora para lhe lamber as botas. O que digo está patente (para quem viu a notícia) na visita do primeiro-ministro a Vendas Novas quando uma velhota protestava em completa histeria contra o fecho do centro de saúde. Perante meia dúzia de palavras do visado (palavras que não deu para entender na filmagem), a velhota desfaz-se em sorrisos para o antes diabólico p.m. e numa atitude que já começo a estar habituado a ver não só no "maior amigo do homem" agarra-lhe as mãos que tenta beijar... vergonhoso, abjecto, repugnante!
E como tenho vindo a constatar o laço vai-se apertando. Cada vez mais e cada vez de maneira mais rápida. Duma maneira estudada para que não haja sobressaltos no "garrotado".
Começou por ser a tentativa de evitar a insinuação/difamação na "blogosfera" (ou a tentiva de controle desta?); passando pela denúncia/"bufaria" de quem diz mal(?) dos governantes no seu local de trabalho em conversas entre colegas, e já atingiu o ponto em que se vai às fotos dos jornais para identificar manifestantes. A paranóia do "quem é que disse mal de mim?" está instaurada.
Como não duvido e até acredito plenamente que há gente paga com o dinheiro dos meus impostos que mais não tem para fazer do que esquadrinhar a "blogosfera" à procura de "agitadores", e até desconfio quais são os indicadores que põem nos motores de busca, ofereço-me desde já para lhes empastelar o trabalho, e dou a ideia aos colegas "bloguistas", publicando uma série de vocábulos (em maiúsculas) que remeterão invariàvelmente para aqui os "aprendizes de censor".

1 - ao acto de tirar o alheio furtivamente ou à força dá-se o nome de ROUBAR
2 - MANIFESTAÇÃO é a expressão pública e colectiva de um sentimento ou opinião
3 - Literalmente DEMOCRACIA significa "governo do povo"
4 - o 25 DE ABRIL deu-se em 1974
5 - Portugal já viveu sob o FASCISMO
6 - há contestação ao fecho dos CENTROS DE SAÚDE
7 - já houve em Portugal uma coisa chamada CENSURA
8 - é preciso LUTAR por aquilo em que cremos
9 - o partido com mais assentos na Assembleia da República forma GOVERNO
10 - um dos maiores filósofos gregos foi SÓCRATES

5 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te ENGENHEIRO, UNIVERSIDADE INDEPENDENTE e CENTRO DE SAÚDE.

Há pouco dei uma enorme gargalhada no Contra-Informações da RTP. Ao falar com o PM, um bu.., não, funcionário do aparelho partidário o chamou de Sr. Presidente do Concelho.......de Ministros!

Anónimo disse...

Excelente post!!! Em cheio!!

Abraço e boa semana!

Anónimo disse...

@ --->zig
Não, não esqueci nada. É que de vez em quando vou fazendo um "post" com mais elementos para a lista, porque se esgoto tudo duma vez os procuradores/censores/bufos ficam sem emprego.
Abraço.

Anónimo disse...

@ ---> rcataluna
Lembras-te de eu te dizer que a melhor maneira de o peixe não encontrar a verdemã é pôr montes de engodo à volta? Mesmo que não os façamos desistir, pelo menos ficam lixados da vida.
Abraço.

Anónimo disse...

Bom post! Tás na lista negra, ai se estás!!!!